No dia 30 de setembro (quarta-feira),
a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição (PPGSN) promoveram o evento “Internacionalização da pós-graduação: oportunidades de doutorado sanduíche e pós-doutorado no cenário atual”, um espaço de estímulo às alternativas de educação internacional nos tempos atuais.

Conduzido pela Coordenadora de Assuntos Internacionais da UFOP, Jaqueline Schultz, o evento contou com as falas de convidados de instituições parceiras da CAINT e de nossa Universidade. A apresentação de Charlotte Grawitz, representante da Euraxess Brasil, apresentou formas de buscar bolsas de doutorado, pós-doutorado, projetos de pesquisa e estágio nos países membros da Comissão Europeia, a partir do planejamento Horizonte 2020. A Euraxess apoia pesquisadores de várias áreas do conhecimento, fornecendo gratuitamente informações e serviços de apoio à experiência internacional em tais países, incluindo a divulgação de oferta de bolsas para financiamento de pesquisa e auxílio-moradia. Para ter acesso a essas oportunidades, é preciso realizar um cadastro no portal online da Euraxess.

Em seguida, Larissa Brant, integrante da Campus France, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do estudo superior na França, conversou com os participantes sobre as formações específicas de doutorado e pós-doutorado do país. Os temas tratados incluem a excelência francesa no ensino e na pesquisa, a qualidade de vida em diferentes regiões da França, as oportunidades de futuro profissional, a estrutura do ensino superior no país e informações a respeito da mobilidade acadêmica nas instituições francesas de ensino superior, como candidatura, custos, benefícios estudantis e financiamento de pesquisa.

Por fim, Erick Faria, representante da Université de Lille no Brasil, relatou a respeito da história dessa importante instituição de ensino superior da França, suas áreas de ensino, oportunidades de estágio para estrangeiros (especialmente nas áreas médica e odontológica), cursos ministrados em inglês e projetos de pesquisa. Erick também é aluno da Universidade, e aproveitou o espaço para relatar suas experiências da vida na instituição, atividades extracurriculares, aulas de francês e custos de vida no país. Atualmente, a Université de Lille e a UFOP mantêm um convênio bilateral de cooperação universitária, por meio do qual 29 alunos da UFOP foram estudar na França, assim como 6 estudantes da Université de Lille vieram estudar na UFOP.

A CAINT agradece a participação de todas e todos presentes. Consideramos vital o diálogo entre a comunidade e instituições internacionais de ensino superior para sanar dúvidas a respeito de oportunidades de estudo e apresentar alternativas em tempos desafiadores como os atuais.

A transmissão ao vivo foi gravada e pode ser acessada aqui.

Eduardo Cota

Curso: Engenharia de Controle e Automação