Entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro, será realizado o VI Seminário de Internacionalização (SEINTER), o espaço dentro do Encontro de Saberes voltado para a internacionalização. Apesar de todos os contratempos surgidos em 2020, em decorrência da pandemia, o evento foi adequado para acontecer de maneira totalmente virtual.

O objetivo do SEINTER é promover o compartilhamento das experiências entre alunos que retornaram de mobilidade acadêmica internacional e a divulgação de oportunidades relacionadas à internacionalização. Na plataforma do Encontro de Saberes estarão disponíveis vídeos dos alunos relatando suas experiências, que poderão ser acessados durante todo o evento. Além disso, por meio de quatro Rodas de Conversa, ao vivo, nos dias 30-11 e 02-12, o público terá oportunidade de enviar suas perguntas e conhecer um pouco mais sobre a vivência dos estudantes nas instituições parceiras da UFOP.

Em relação à divulgação de oportunidades e de ações de internacionalização, o VI SEINTER contará com apresentações de três instituições parceiras da UFOP: a Universidade do Porto (Portugal), a Universidad Antonio Nariño (Colômbia) e a Hochschule Reutlingen (Alemanha).

Programação relacionada ao tema do Encontro de Saberes

O tema do Encontro de Saberes neste ano será a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda 2030 é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), com o propósito de “erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade”. Para atingir essa meta, foram criados os ODS, que consistem em 17 subtarefas.

Considerando a temática, destaca-se na programação geral do Encontro de Saberes a conferência “Cooperação entre universidades e sociedade para o desenvolvimento sustentável”, que buscará estimular reflexões sobre como as Universidades podem contribuir para a sociedade, com ações pautadas nos ODS. A mesa contará com a presença do Sr. Felipe Castro, Diretor do Centro de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a América Latina e Caribe (CODS), vinculado à Universidad de Los Andes, instituição colombiana parceira da UFOP. Também participarão a Dra. Graça Maria Borges Freitas, Juíza da Vara do Trabalho de Ouro Preto, e o Prof. Paulo de Castro Vieira, do Departamento de Engenharia Urbana da UFOP.

Igualmente baseado na Agenda 2030, o Minicurso “Plataforma de Incentivos: como envolver a sociedade nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU” será oferecido pelo Instituto Resoluta, de Juiz de Fora. A proposta é apresentar um projeto feito na cidade, considerando o compromisso com a Agenda 2030 e os ODS. As inscrições podem ser feitas na área restrita do site do Encontro de Saberes até o dia 23 de novembro.

Confira abaixo a programação do VI SEINTER, com datas e horários das Rodas de Conversa e das palestras, além da Conferência e do Minicurso relacionados aos ODS. Mais detalhes sobre a inscrição de ouvintes serão divulgados em breve.

A programação completa e os links de transmissão do VI SEINTER estão disponíveis aqui. Para mais informações, acesse a página do evento.

Ana Cristina Gonzaga Miranda

Curso: Engenharia Civil