Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Facebook



Nos dias 27 e 28 de novembro, ocorreu a III Jornada Mundial sobre o Ensino e Aprendizado de Português, em Lima, no Peru. Tendo como objetivo a promoção e a difusão do português e das culturas dos países lusófonos no Peru, o congresso é coordenado pela Asociación de Profesores de Portugués como Lengua Extranjera en Perú (APPLE-PE), organização sem fins lucrativos fundada em 2017.

O evento deste ano se deu de maneira virtual e gratuita, em razão da pandemia do novo coronavírus. Considerando a temática Conectando E-xperiências no ensino de PLE e PLH , o propósito foi reunir professores de português e outros profissionais envolvidos com o ensino e aprendizado de Português como Língua Estrangeira (PLE) - de todos os níveis e públicos - e Língua de Herança (PLH).

Nesta edição, a UFOP contou com dois representantes no congresso: a Profa. Dra. Anelise Dutra, Coordenadora do Colegiado de Licenciatura em Letras e Coordenadora Pedagógica de Português como Língua Estrangeira (PLE) do Núcleo de Línguas (NucLi), e Plínio Carvalho, aluno de graduação de Letras e professor de PLE. Ambos realizaram uma apresentação com o tema “Produção de Material em tempos de pandemia”.



"Participar de um evento internacional sobre o ensino de Português como Língua Estrangeira foi enriquecedor tanto, para vermos o trabalho de outros profissionais dessa área pelo mundo, quanto para divulgarmos o material didático que estamos produzindo aqui na UFOP”, relata Plínio.


Sobre o PLE:

As aulas de Português como Língua Estrangeira (PLE) são ofertadas todo semestre pela UFOP para alunos estrangeiros regulares em nossa Universidade e estudantes de instituições parceiras. Além do ensino formal da língua, também são trabalhadas atividades socioculturais, por meio de discussões acerca da cultura brasileira.

Em 2020, apesar dos contratempos em razão da pandemia do coronavírus, as aulas continuaram sendo ofertadas, porém de forma remota. Assim, mesmo à distância, foi possível dar sequência ao aprendizado do idioma. Leia mais aqui.

Mapa de Convênios



A UFOP, através da CAINT, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Bernardo Pedro Matsimbe

Curso: Educação Física
Universidade de Destino: Universidade Pedagogica - Moçambique