A CAINT e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) instituem Edital a fim de selecionar propostas de cursos virtuais em língua estrangeira oferecidos por servidores docentes e técnico-administrativos da UFOP para o Programa de Mobilidade Virtual Internacional ANDIFES - Destino: Brasil.

Trata-se de uma iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), cujo objetivo é a oferta coletiva de cursos em língua estrangeira a parceiros internacionais, na modalidade virtual. Dessa forma, pretende-se promover o Ensino Federal no exterior, além de disseminar aspectos da cultura brasileira no âmbito internacional.

Os cursos devem acontecer entre 05 de julho e 27 de agosto, por seis semanas consecutivas, em datas a serem definidas pelos ministrantes. Suas temáticas podem envolver quaisquer áreas do conhecimento, desde que se relacionem ao tema “Brasil”, considerando aspectos como língua, cultura, economia, política, geografia, arte, música, culinária, arquitetura, história, materiais e insumos, fauna e flora, população, ciência, e/ou questões sociais de nosso país.

A metodologia das aulas será definida pelos ministrantes, as quais serão oferecidas por meio da plataforma UFOP Aberta, com materiais disponibilizados semanalmente aos participantes, totalizando 6 materiais específicos para 6 semanas. Há possibilidade de que as aulas sejam desenvolvidas de forma síncrona, assíncrona ou híbrida.

Vale ressaltar que, para cada proposta de curso aprovada, haverá um bolsista para apoio às atividades desenvolvidas, como a disponibilização do material na plataforma utilizada, bem como atendimento aos participantes.

O público-alvo dos cursos será composto por estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos de instituições estrangeiras e brasileiras, que correspondem, respectivamente, a 70% e 30% das vagas.

A UFOP poderá oferecer até 4 cursos virtuais. As inscrições das propostas devem ser feitas exclusivamente via formulário eletrônico até o dia 04 de maio, e o resultado final será divulgado no dia 10 de maio. Em seguida, as propostas aprovadas serão enviadas à ANDIFES para análise e validação, por meio do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES).

Para mais informações, acesse o Edital.

OBS: No dia 28 de abril, houve uma Sessão de Orientação com o objetivo de prestar informações sobre a plataforma UFOP Aberta e sobre a elaboração de propostas de cursos. Assista abaixo:

Lena Streit

Curso: Turismo